LOBINHOS
A Alcatéia é o ramo do Escotismo para as crianças de 6,5 a 11 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do ramo Lobinho visam os primeiros ensinamentos para a vida no campo, o trabalho em equipe e desenvolvimento da liderança. Na Alcatéia a criança aprende a se preparar para seguir para a Tropa escoteira, quando tiver a idade certa.
O programa da Alcatéia é inspirado no "Livro da Jangal", de Rudyard Kipling, resumido em "Mowgli, o menino-lobo". Nossa organização da Alcatéia é mista e os lobinhos e lobinhas convivem em grande harmonia. .
O(A) chefe é chamado(a) de Akelá e seus assistentes podem ser chamados de Baloo, Baguera, Kaa, Chill e outros nomes de animais representados no "Livro da Jângal".
A Alcatéia é dividida em equipes denominadas matilhas, nas quais o aprendizado é lúdico, através de brincadeiras, canções, jogos, trabalhos manuais.
O lobo é o animal símbolo de todas as matilhas, que se diferem numa mesma Alcatéia pelas cores próprias dos lobos.
Antes de completar 11 anos de idade, o Lobinho é encaminhado para a Tropa Escoteira, depois de uma cerimônia de passagem na qual se despede da Alcatéia.
História da Jângal "O Livro da Jângal" foi originalmente escrito em dois volumes entre 1894 e 1895. É a publicação mais conhecida de Rudyard Kipling e traz uma série de histórias, cujo personagem principal é "Mowgli - Menino Lobo".
Mowgli é um garoto criado por lobos e que vive na selva. Ele cresce aprendendo os segredos da selva com seus amigos Kaa, a serpente, Bagheera, a pantera, entre outros animais.
Quando conheceu o Livro da Jângal, de Rudyard Kipling, Baden-Powell, o fundador do escotismo, pediu ao autor autorização para usar a estória de Mowgli, como fundo de cena do novo ramo que iria criar para os pequenos.
Em 1916, com a publicação do Manual do Lobinho, tem início o ramo lobinho no movimento escoteiro. |